O metrô de Nova York é um dos mais extensos do mundo e com isso, atrai milhares de usuários diariamente, facilitando a vida de moradores e turistas.

Apesar de o metrô de Nova York ser uma maravilha, existem algumas coisas a prestar atenção para não se perder na Big Apple.

A grande acessibilidade que o metrô traz, é parte do que faz Nova York tão incrível e inesquecível… Prepare-se para sua viagem, despendendo-se de alguns minutos para aprender os truques dessa maravilha. Ah ! Não se espante com algum lixo e até ratos nos trilhos.. apesar de extremamente efetivo, o transporte público em Nova York não é exatamente um exemplo de limpeza mas de uma forma ou de outra, cumpre o seu objetivo e com louvor!

Imagem de um mapa do metrô de Nova York. Passo a passo para saber como andar de metrô.

DIREÇÃO DO METRÔ.

O metrô funciona basicamente com as direções UPTOWN, DOWNTOWN, EAST e WEST. Ou seja, para Cima, para Baixo, para o Leste e para o Oeste.

Dica: Pegue um mapa gratuito na primeira estação que você for, e leve-o sempre com você.

IDENTIFICAÇÃO DOS TIPOS DE LINHAS.

Existem 3 classificações para as linhas de metrô: cor + letra/números & direção (uptown/downtown/Queens/Brooklyn/Manhattan). 

As linhas LOCAIS, fazem paradas em todas as estações (representado no mapa acima com bolinhas pretas nas estações) e as linhas EXPRESSAS (representadas com bolinhas brancas), param apenas em algumas estações. Por exemplo: veja na imagem acima, a estação 42 St Grand Central (apenas analisando a linha verde) tem uma bolinha branca e ali param os metrôs 4, 5 e 6. Já na estação 33 St, uma bolinha preta, onde apenas a linha 6 faz parada. Com isso, identificamos que as linhas 4 e 5 são expressas.

Parece complicado mas não é ! Veja em qual estação você está e veja quais as estações mais próximas de onde você quer ir, depois, é só fazer baldeações para chegar até onde você quer, se necessário e prestar atenção para não andar para o lado errado (uptown, downtown etc).

Imagem de um mapa do metrô de Nova York. Passo a passo para saber como andar de metrô.

Entendido o básico, vamos ao passo-a-passo de como andar de metrô. 

A primeira coisa a se observar, é se a estação que você vai entrar serve tanto para o sentido downtown, quanto uptown. Em todas as estações há uma indicação dos metrôs e direções das linhas que param nesta estação. Por exemplo: na estação da imagem acima a direita, passam apenas metrôs sentido downtown & brooklyn para a linha N e R. Neste caso, olhe em volta, sempre há a entrada para o sentido oposto, normalmente do outro lado da rua. Nesta placa também há indicação se é possível comprar um Metrocard com um atendente do metrô ou apenas em máquinas automáticas.

Dica: Algumas estações tem diversas saídas espalhadas aos arredores.

Imagem de um metrocard frente e versos e de uma catraca do metrô de Nova York

o metrô em Nova York é pago com um bilhete de tarja magnética, chamado metrocard

Na estação, você compra um Metrocard em uma máquina automática onde você poderá pagar com dinheiro, cartão de débito ou crédito, ou se preferir, compre em uma cabine com um atendente. Com o bilhete em mãos, basta passá-lo na catraca.

Existem algumas opções para o bilhete:

  • Single ride: Permite apenas uma entrada no metrô.
  • Pay-Per-Ride: Um bilhete recarregável, onde você coloca o valor que quiser. O valor utilizado vai sendo debitado deste cartão. Nesta opção, a passagem sai um pouco mais barata do que um bilhete avulso. Como o valor é debitado a cada uso, você pode usar apenas um cartão para várias pessoas.
  • Unlimited: Um cartão de uso ilimitado pelo tempo de 7 ou 30 dias corridos, válido para apenas uma pessoa. Vale a pena comprar este modelo se você for utilizar acima de quinze passagens. Abaixo disso, prefira um bilhete recarregável.
  • Qual bilhete devo escolher? Em média, se você pretende usar o metrô menos do que 15 vezes em uma semana, compre um bilhete recarregável. Acima disso, compre um bilhete ilimitado de 7 dias e regarregue-o com mais 7 dias para cada semana seguinte necessária. Lembre-se também que um bilhete ilimitado te permite mais comodidade, tranquilidade e evita as filas das bilheterias.

DICA: Se você passar o seu Metrocard Ilimitado em uma catraca de uma estação onde só vai para uma direção e perceber que na verdade você precisar ir para a direção oposta, você terá que sair da estação e entrar novamente do lado correto, porém, você precisará pagar uma passagem avulsa, pois o seu bilhete é bloqueado por 20 minutos assim que utilizado. Uma outra opção, é simplesmente pegar o metrô mesmo assim e descer na próxima estação que você ver que é possível trocar de sentido dentro da própria estação. 

Uma cobrança de $ 1 é feita ao adquirir um Metrocard Ilimitado ou recarregável. O Metrocard é válido também para ônibus e alguns trens.

Veja AQUI os valores das passagens.

Imagem de um metrô de Nova York chegando na plataforma.  Imagem de um letreiro de indicação das linhas que param em uma plataforma de metrô em Nova York.

Pense em uma estação de metrô, como um ponto de ônibus.

Em uma mesma plataforma podem passar diversas linhas de metrô (dos indicados que param na estação, claro). Primeiramente, verifique nas placas da plataforma, quais metrôs param ali. No exemplo acima a direita, a placa indica que ali param metrôs sentido Downtown & Brooklyn, através das linhas F (sentido Coney Island em todos os horários) e M (sentido Metropolitan -esta linha não existe mais). E por fim, quando o metrô estiver se aproximando, observe a indicação da linha que ele está servindo, no caso da foto acima a esquerda, é um metrô da linha azul  E. Esta indicação está localizada no primeiro vagão na frente do condutor e em cada vagão, nas laterais.

Imagem de uma plataforma de metrô com aviso de alteração em uma linha. Imagem da entrada da estação de metrô Chamber St.

O METRÔ ESTÁ CONSTANTEMENTE EM OBRA E AOS FINS DE SEMANA OPERAM DIFERENTE.

A maioria das obras que acontecem no metrô, são feitas de MADRUGADA e FINS DE SEMANA. Nestas situações, há avisos colados nas pilastras nas estações , que informam a indisponibilidade das linhas, mas não se preocupe, eles também  já indicam rotas alternativas, como mostra a imagem acima a esquerda.

Fique atento também que, durante as viagens, o condutor pode fazer avisos diversos, como mudanças de LOCAL/EXPRESSO, estação que NÃO FARÁ PARADA no momento e FIM DE LINHA.

Veja AQUI as alterações planejadas para todas as linhas do metrô.

Aos FINS DE SEMANA o metrô opera em horários diferentes e em menor quantidade. As linhas B e Z não operam aos fins de semana. Veja AQUI a programação do metrô para os fins de semana. 

Se estiver levando o seu smartphone na sua viagem, baixe um aplicativo com o mapa do metrô, a maioria não precisa de internet.